Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

Hora do pavor: estrias



O assunto de hoje não é nada, mas nadinha agradável mesmo. Pois é, as tão temidas estrias se tornaram realidade na minha vida de gestante. Percebi o surgimento delas há uns 4 dias atrás, ao me olhar no espelho sem roupa, pois estão em locais que não consigo ver "de cima": parte de baixo da barriga (abaixo do umbigo) e flancos (laterais abaixo da cintura). São algumas, todas pequenas e rosadas. Na hora, chorei muito, deu desespero, falei horrores no ouvido do marido, que estou estragada, que filho acaba com a gente, que não vale a pena, etc, etc, etc. Coisas que se fala no calor da emoção, né?

Aí, quando eu começo a esquecer o assunto e tocar a vida sem pensar nas malditas o tempo inteiro, eis que surge uma nova constatação, ainda PIOR! Estão surgindo estrias na minha PERNA! É, isso mesmo, na perna. Algumas surgindo na coxa logo acima do joelho, na perna direita, e uams mais abaixo do joelho. São rosadas e parecem até arranhões, fiquei mto tempo analisando e tentando me convencer de que não eram estrias, mas são sim, não tenho mais dúvidas. [Incluído em 27/06/12: Duas amigas minhas olharam minhas pernas e falaram que são vasinhos dilatados, e não estrias. Mas, até agora, não consegui ter certeza de nada e continuo suspeitando que são estrias, sim. Amanhã vou à dermato me certificar.] Pior que estão se alojando num lugar terrível, qualquer vestido que eu usar vai dar para ver. Não chorei como no parágrafo acima, acho que já estou anestesiada e convencida de que a tendência é piorar. Gravidez também é isso, minha gente.

O pior, é a sensação de que eu sou a única a passar por isso, pois lembro de já ter visto o corpo de várias mulheres que têm filhos, e nunca constatei estrias em suas barrigas de mamães. Minha mãe tem estrias, e eu fui a culpada por elas. Segundo ela, na minha gestação a barriga dela estourou toda, em mais de 100 (CEM!!!!) malditas cicatrizes, mas como ela é bem branquinha elas nem aparecem tanto hoje em dia. Então, eu pensei: "estou sofrendo o mal que causei a ela". Ridículo esse pensamento, eu sei, mas não deixa de ter um fundo de verdade! rs O jeito é rir para não chorar...

Aí vocês podem se pergntar: - Mas você não hidratou sua pele diariamente para prevenir? E eu respondo: - SIM, SIM, SIM, todos os santos dias utilizei cremes poderosos (e caros), 2x ao dia, e nem assim as malditas deixaram de aparecer.

Creio que isso se deva a vários fatores, pelo menos no meu caso:

- Ganho excessivo de peso: quase 15kg até agora, estou indo para a 29ª semana

- Falta de hidratação interna: o ideal seria tomar 8 copos dágua por dia e eu com certeza não bebo nem metade disso

- Propensão genética: se minha mãe teve durante minha gravidez, era muitíssmo provável que eu tivesse também, talvez até mesmo se os pontos acima tivessem sido rigorosamente controlados

Sobre os cremes que utilizei, não os culpo, acredito que sem eles a coisa estaria pior. Sinto que eles cumpriram bem seu papel na hidratação da pele, tanto que as estrias só apareceram agora, sem eles acho que teriam surgido bem mais cedo, em quantidade maior. Mas, vamos ver até o final da gestação como fica essa história... MEDO!!!

Os cremes que utilizei foram esses:

1-

2 - 3-

4-

O da Natura (2) foi o primeiro, gostei dele porque rende bastante e realmente hidrata, mas o cheiro é enjoativo. Por indicações na internet, comprei o Mater Skin (3) e ADOREI, fiquei fiel a ele! Tem cheirinho de bebê e deixa a pele muito, mas muito hidratata. Depois, por indicação da dermato, comprei o Hidramamy (4), gostei, mas não achei nada demais, sabe? Usei também o Ureadin 10 (1), foi presente de uma amiga que representa o laboratório da marca dele, o cheiro é ruim, não achei que deixa a pele suuper hidratada, mas por conter uréia dizem que é ótimo na prevenção e até tratamento de estrias. O meu Ureadin já acabou, estou querendo cmoprar outro para usar junto com o Mater Skin, que acabou virando "o creme oficial" da minha gestação. Mas, confesso que ando tentada a comprar o da Boticário para conhecer... hehehe Compulsiva por hidratantes gestacionais, como assim?!

Agora, ando pesquisando sobre os tratamentos e o resultado não é dos mais animadores. Muitos sites dizendo que não têm cura e que, dependendo da paciente, os tratamentos de amenização podem nem apresentar muito resultado. A boa notícia é que, como as minhas ainda são rosadas, ficam mais fáceis de serem amenizadas, apesar que só poderei tratá-las depois que parar de amamentar, e até lá pode ser que fiquem brancas, sei lá. Na verdade, não faço idéia de quanto tempo leva esse processo de "amadurecimento" das malditas. Afff!

Achei ESTA matéria no site da Boa Forma, bem completa, e pretendo ir correndo buscar esses tratamentos quando for possível fazê-los. Além disso, como pretendo fazer abdominoplastia depois do segundo bebê, creio que as estrias da barriga serão removidas, em sua maioria, pois estão justamente nos locais que mais ficam com excesso de pele e que vão pro lixo depois do bisturi. Uêba! \o/ Agora, é orar para Papai do Céu me dar condições ($$$$$) de colocar todos esses planos em prática, pois não são nada baratos.

GRAVIDEZ COMO ELA É: Todas as vezes que comento com alguém que estou com estrias e o quanto isso me abate, ouço palavras de conforto do tipo: "Não fica assim, isso tem tratamento" ou "Você nem vai lembrar delas quando estiver com seu bebê no colo" ou "Isso é inevitável, mas é por uma boa causa..." - eu sei, super válidas essas constatações, mas... Nada me conforta muito. Pior quando vem uma e diz "Eu não tive nenhuma!". Putz, quer que eu me jogue da ponte ou que eu morra de inveja de você, queridannn??? Ok gente, eu sei que é por uma causa nobre, sublime, que estrias são marcas de guerra e até motivo de orgulho para algumas mães, mas cada uma tem sua própria estrutura, claro que eu não deixaria de engravidar por causa disso, mas o fato de eu ter um bebê nos braços daqui a algumas semanas não diminui muito meu descontentamento, até pq eu sei que com algumas atitudes diferentes eu poderia ter evitado isso, então me sinto culpada e fracassada até, confesso. No momento, elas estão me entristecendo muito e fazendo com que eu me sinta estragadíssima, ao olhar no espelho não vejo mais beleza alguma com toda essa forma arredondada e essas estrias horrendas, assumo minha culpa nisso tudo e espero que sirva de lição na minha próxima gestação e de incentivo para uma séria mudança de hábitos após o nascimento da Lara. Aliás, o surgimento dessas estrias me fez andar na linha como nunca esta semana, nunca me alimentei tão bem! Só espero que o efeito não passe depois que a poeira baixar. Preciso mesmo ser mais disciplinada e perseverante em relação ao meu corpo e à forma física que desejo ter depois do parto.

Bjs e até o próximo post

Um comentário:

  1. Ai amiga, essa é uma realidade pra mim tb, achei q nesta gestação eu não ganhasse nenhuma nova, pois na da Rafa tive muitas na cintura, e eu tb me preveni bastante, mas agora saiu algumas perto umbigo q eu não tinha. :-(
    Eu uso este da Natura e mais 3 tipos de óleos q gosto de aplicar antes de dormir, mas tb passo várias vezes ao dia. No meu caso acho é genética, minha não tem nenhuma, mas meu pai tem estrias... rs
    Na gravidez da Rafa quando saiu as minhas estrias o meu médico mandou eu tomar capsula de gelatina até para voltar o corpo bem, mas ainda vou perguntar para o Dr. Adalb se ele autoriza eu tomar, esqueci dela totalmente, pois já era pra estar tomando a muito tempo.
    bjksssss

    ResponderExcluir