Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ai, como dói!

Se tem uma coisa na gravidez que eu não estou curindo nadinha, são as malditas DORES!



Gente, dói tudooo! Neste final de semana a dor foi tanta que eu praticamente só fiquei deitada o tempo todo, revezando entre o sofá e a cama. Vou fazer uma descrição das dores que mais me perturbam, afinal esse blog tem a proposta de ser bem franco, sem idealizações, mas também sem exagerar em nada, ok?

:( Dor no cócix: Esse tal ossinho dói tanto que chega a queimar, principalmente quando estou sentada e vou levantar. Tenho que me apoiar em alguma coisa, segurar bem firme para que os braços suportem o peso do corpo, é a forma que eu tenho de aliviar esse ossinho e sentir menos dor, mas mesmo assim sempre dói muito. Isso me faz pensar 10x antes de levantar de algum lugar, quando estou no carro com meu marido e ele estaciona para resolver algo, sempre peço para ficar no carro esperando ele voltar, as vezes fico mofando até que ele volte, mas ainda prefiro isso do que enfrentar essa bendita dor na hora de sair do carro. Sai de mim, dor nojenta!!!

:( Dor na lombar: Essa eu já sentia mesmo "não grávida", era só exagerar no salto ou passar muito tempo em pé e... "pimba", começava a dor! Segundo um médico que consultei aos 21 anos, tem a ver com uma sexta vértebra que eu tenho, quando o normal seriam 5 vértebras. Não sei se isso procede, pq medicina é um troço controverso, cada médico que a gente vai tem uma opinião diferente, mas eu nunca fui em outro checar se essa informação faz sentido. Mas, olha, vou te contar, essa dor agora na gravidez piorou MUITO! Leio por aí que é uma das queixas mais frequentes de todas as grávidas, e uma das únicas formas de evitá-la ou diminuí-la é controlando o aumento de peso e, principalmente, praticando atividade física, tipo pilates, hidro, etc. Caminhadas eu até tento, mas dps de 15 minutos andando a dor fica tão forte que eu já desisti, juro. Só dá vontade de deitar e esperar passar. Essa dor atrapalha muito minha vida, pois sempre que saio para comprar algo não tenho resistência nenhuma, preciso andar e sentar toda hora para aliviar a dor, e ela só alivia depois de MUITO tempo sentada, então já viram como as coisas ficam lentas nesse ritmo né? Meu marido nem gosta mais de sair comigo para atividades que precisem andar, tipo shopping, compras, etc, até entendo, deve ser um saco andar com alguém com passinhos de formiga e que toda hora tem que sentar para descansar. Credo, tô parecendo velha! rs

:( Dor nas costas: Essa não era tão frequente, mas nos últimos dias resolveu atacar. Dói na parte superior das costas, parece até dor de rins sabe? Não sei exatamente o que causa isso, mas por via das dúvidas estou bebendo mais água para evitar qualquer problema urinário. Quando ela ataca, preciso deitar para aliviar.

:( Dor no pé: Comentei sobre isso no último post, vou repetir rapidamente. Meu pé tem cismado de inchar e doer na parte de cima (o peito do pé), ficando bem dolorido na articulação quando eu ando ou mexo. Após repousar, isso melhora.

:( Dor na barriga e partes "abaixo": Volta e meia ataca, algumas vezes na parte de cima da barriga, outras no pé da barriga, outras mais abaixo (não preciso especificar né? rs). Fiquei meio tensa quando começou porque li que essa dor "lá embaixo" acontece lá pros 8 meses e é um dos sinais de que o parto está próximo, devido ao bebê se encaixar na bacia, pronto para a saída. Mas aí, eu acabei desencanando porque notei que essas dores têm íntima ligação com um outro problema chato: prisão de ventre. Meu intestino sempre foi "uó" para funcionar corretamente, isso se tornou até comum para mim e na gravidez está se mantendo como sempre foi, a diferença é que agora ficar 7 dias ou mais sem ir ao banheiro faz com que todas essas dores me ataquem com força total, e a barriga então, nem se fala! Parece que o peso do que não foi eliminado + bebê resultam numa "espremeção" total de todos os meus órgãos, costelas, etc, etc, etc. A dor essa madrugada foi tão forte que até para mudar de posição doía tudo do umbigo para baixo, eu acho que acordei umas 10x pelo menos, com esse incômodo. Foi punk. Pela manhã, fui ao banheiro e fiquei lá um tempão até a situação se resolver, impressionante que, quando resolvi, o alívio foi imediato! Sem dores, não fiquei, já estou conformada que elas me acompanharão até o término da gestação, mas deu uma aliviada digna de sorrisinho. :)

Analisando todas as queixas acima, vejo que tudo se resume a uma coisa: SEDENTARISMO! Tenho certeza que se eu fosse mais ativa fisicamente, não sentiria tantas dores e teria o corpo muito melhor preparado para as mudanças da gestação. Espero que isso sirva de lição para que eu mude de vida depois do parto, pois na minha próxima gestação definitivamente não quero mais passar por isso.

Fica a dica para as amigas que desejam engravidar: comece a praticar atividades físicas desde já e cuide também da alimentação, isso vai te render uma gestação muito mais confortável!

Bjs

2 comentários: